terça-feira, 30 de outubro de 2012

Auto Avaliação



A auto-avaliação deverá conter:
  • Uma descrição das diferenças entre preparar uma aula e ministrá-la, dificuldades, desafios etc.
  • Pontos positivos e negativos em relação à aula ministrada pelo grupo.
  • Pontos positivos e negativos em relação ao trabalho em geral (blog e pesquisas) e a participação de cada integrante.

    A preparação da aula foi uma tarefa desafiadora, pois selecionar o que falar e o que era importante passar, planejar de uma maneira coesa e clara não foi fácil.       Primeiramente por ter sido a primeira aula pensada, segundo pela própria dificuldade com o conteúdo a ser passado. Era preciso, pesquisar, estudar, aprender o conteúdo para depois planejar a aula, pensar nos exemplos, nos recursos, e não esquecer em nenhum momento, que era uma aula para  o nono ano. As fontes pesquisadas nos dava um conteúdo mais voltado para o ensino médio, e não para o nono ano, o que dificultou um pouco.
   Já a dificuldade de ministrar foi repassar um conteúdo que por mais que tenha tentado me preparar, e algo que tenho dificuldade de dominar. Outro desafio foi apresentar a aula na sala, em uma turma que não é a minha e que conheço poucas pessoas, e uma turma que não era aquela para qual a aula foi preparada.
   Foi um pouco preocupante apresentar a aula para alunos da graduação e não para alunos do nono ano. Bateu certo receio de os exemplos, os vídeos parecerem meio bobos, e até mesmo uma insegurança quanto ao conteúdo. Porém foi bom planejar e apresentar a aula serviu como experiência, deixou claro alguns pontos que precisam ser trabalhados quanto a ministrar uma aula, e até mesmo quanto à matéria ministrada e me fez aprender e observar outros pontos. No entanto não fiquei muito satisfeita com a apresentação, me senti insegura, e isso atrapalhou, também tentei em pouco tempo apresentar vários pontos do conteúdo e ficou inviável. Teria sido melhor não aprofundar tanto, mais deixar claro partes mais relevante sobre o assunto.

    Imagino que a parte da pesquisa tenha sido a parte mais difícil do trabalho. Nosso grupo inicialmente era de três pessoas e logo depois ficou reduzido a apenas duas. Conciliar o tempo necessário para pesquisar fontes confiáveis e que serviam para o nosso blog demandou tempo e, como nós duas trabalhamos ou fazemos estágio e ainda temos outras matérias para dedicar, tivemos uma corrida contra o tempo.

    A greve foi uma dificuldade a mais que enfrentamos também. Antes da greve estávamos com muita pesquisa em andamento, desenvolvendo o blog e a aula, mas durante os quatro meses em que ficamos paradas, confesso que não nos dedicamos ao blog, voltando a mexer nele somente quando as aulas voltaram.

    Fazer o blog foi mais difícil do que eu esperava. Nosso tema era muito conceitual e muito denso, então eu tive uma dificuldade de usar uma linguagem menos densa e mais fácil. Por ser muito conceitual, acabei por utilizar conceitos que vi em vários livros, o que acabou sendo plágio, então tive que reescrever o conceito com minhas palavras, e essa parte achei bem difícil.
 

- Ana e Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário